PLANO DE AULA



Plano de aula de Matemática- 7º ano (Frações) - Ensino Fundamental

Justificativa:

Partindo de uma situação-problema, o aluno será capaz de perceber a necessidade da utilização das frações no seu cotidiano, formular hipóteses e adquirir os conhecimentos necessários para resolução de problemas.

Conteúdo:

-Números reais – (Habilidade 15)

 -Estrutura do sistema de numeração decimal;

- Representação fracionária e números mistos ;

- Decomposição de frações ;

- Operações entre frações: adição,  subtração e multiplicação e

- Resolução de problemas.


Objetivos Gerais:

- Introduzir informações que auxiliem a compreensão de conteúdos matemáticos, com vista a sua inserção em um corpo maior de conhecimento;

-Possibilitar ao aluno o domínio de conteúdos matemáticos, os quais lhe deem condições da utilização dessa ciência no cotidiano e na realidade social;

-Desenvolver hábitos de leitura, estudo e organização;

-Propiciar o desenvolvimento de inúmeras habilidades, preparando-o como pessoa capaz de exercer conscientemente sua cidadania e de progredir profissionalmente.


Objetivos específicos:

-Habilidade 15) Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtraçãoe multiplicação)

O aluno será capaz de:

- Saber efetuar contagem em bases diferentes da decimal;

 -Compreender o significado das operações básicas com frações;

-Desenvolver a ideia de que medir significa comparar grandezas;

-Saber obter frações equivalentes a uma fração dada;

-Saber comparar frações com denominadores diferentes;

-Calcular a fração de um número;

-Saber efetuar operações de adição, subtração e multiplicação entre frações com denominadores diferentes.


Procedimentos metodológicos:

-Atividades de leitura;
- Resolução de problemas utilizando  operações e discussão das estratégias de resolução;

-Sessões de cálculo mental, através dos jogos;

-Leitura de texto orientador de aula sobre medidas e frações;
 
-Atividades e exercícios envolvendo equivalência de frações, comparações e operações;

-Texto orientador de aula sobre a relação entre frações e língua materna e

-Interpretação de frações através de jogos on-line.


         
Recursos Materiais e tecnológicos:

- Caderno do aluno, livro didático, lousa;

- Jogos on-line;

- Leitura do texto, Aritmética da Emília.


Tempo: aproximadamente  6 aulas.


 Avaliação:

A avaliação do processo da atividade, a participação do aluno em todas as etapas da atividade, sua busca em procurar alternativas para chegar a resolução de problema.

Atividades individuais e em grupo e avaliações diagnósticas contínuas.


Recuperação:

Depois de diagnosticados os “erros”, utilizar recursos e atividades diferenciadas para melhor entendimento dos diversos processos envolvidos para a resolução do problema.

 

Obs:  A aula está disponível na página seguinte.




                                                                                

   GRUPO:

                                                                              

   ELIANAMENDONÇA BUENO DE CAMARGO

                                                                              

   PRISCILLA NUNES CAMARGO

                                                                                                                                                                 

   RICARDO MARTINS CAU


   REINALDO MARUM DE OLIVEIRA

                                                              

   ROSANE MARIA MAZZER CARVALHO




AULA

OBSERVE O PROBLEMA


Três escoteiros participavam de uma competição de orientação na mata. Ao alcançarem um determinado ponto do percurso, eles se depararam com um carretel de corda e a seguinte orientação:

PARA PROSSEGUIR NO TRAJETO, VOCÊS NECESSITARÃO UTILIZAR CORDA.

DIVIDAM A CORDA IGUALMENTE ENTRE VOCÊS!

O primeiro escoteiro a chegar pegou 1/3 da corda e continuou o seu caminho. O segundo escoteiro achando que era o primeiro a chegar a esse ponto, também pegou 1/3 da corda que ficou no carretel e seguiu seu rumo. O terceiro escoteiro, mais cansado que os demais, percebendo que era o último, pegou os 40m restantes e foi embora.

a)      Que fração inicial da corda o segundo escoteiro pegou?

b)      Quantos metros de corda havia no carretel?
LEITURA DO TEXTO

A  ARITMÉTICA DA EMÍLIA


   José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, SP.em, 18/04/1882.

   Narizinho, Pedrinho, dona Benta, tia Anastácia, Visconde de Sabugosa e Jeca Tatu são uns dos personagens criados por Monteiro Lobato

   ARITMÉTICA DA EMÍLIA é o título de uns dos livros de Monteiro Lobato.

   Se você ainda não conhece as histórias maravilhosas de Lobato, leia este trecho, em que Visconde ensina FRAÇÃO  a Pedrinho.

AS FRAÇÕES

(...)

__ Ótimo ! exclamou de repente o Visconde. __ Esta melancia veio mesmo de propósito para ilustrar o que eu ia dizer. Ela era um inteiro. Tia Anastácia picou-a em pedaços, ou frações. As frações formam a parte da aritmética de que eu vou tratar agora.

__ Se pedaço de melancia é fração, vivam as frações! Gritou Pedrinho.

__ Pois fique sabendo que é, disse o Visconde. __ Uma melancia inteira é uma unidade. Um pedaço de melancia é uma fração dessa unidade. Se a unidade, ou a melancia, for partida em dois pedaços, esses dois pedaços formam duas frações __ dois meios. Se for partida em três pedaços, cada pedaço é uma fração igual a um terço. Se for partida em quatro pedaços, cada pedaço é uma fração igual a um quarto. Se for partida em 5 pedaços, cada pedaço é uma fração igual a um quinto. E assim por diante.

(...)

__ Está compreendido. Passe a diante__ disse o menino, ansioso para chegar ao fim da lição e avançar na melancia.

__ Temos que aprender __ Continuou o Visconde_ o que é o número inteiro e o que é o número misto. Número inteiro é a melancia ou as melancias que não foram partidas. Número misto é a melancia inteira com mais alguns pedaços ao lado. Exemplo 1 ½  uma melancia mais a metade de outra..(...)


1-      Quais  frações aparecem no texto? (escreva usando algarismos)

2-      Explique o que você entendeu por INTEIRO.

3-      O  que é número misto? Dê um exemplo.

4-      Se tia Anastácia tivesse partido a melancia em 12 partes, que fração corresponderia cada parte?

5-      Você conhece outras histórias de Monteiro Lobato? Qual?

  Explicar que em alguns casos a escolha de trabalhar com fração é mais precisa, 1/3 uma parte de três, em vez do número decimal 0,333... um número não exato.


ATIVIDADE

           Decompor números fracionários para melhor entendimento das frações:
         Resolver algumas operações com frações:
         Representar frações por meio de figuras:
Agora vamos brincar com jogos de frações (on-line).
 Organizar dados e estratégias para a resolução do problema.
 Resolver o problema.
 Escrever a resposta coerentemente.

                   
                   

Um comentário:

  1. Usarei esse plano de aula como base para que eu possa trabalhar, com meus alunos.Exemplo? A história da melancia que tia Anastacia cortou em fatias( frações), que o Visconde contou. E também,o problemas dos escoteiros.AMEI

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