Plano de aula de
Matemática- 7º ano (Frações) - Ensino Fundamental
Justificativa:
Partindo de uma situação-problema, o aluno será capaz de perceber a necessidade da utilização das frações no seu cotidiano, formular hipóteses e adquirir os conhecimentos necessários para resolução de problemas.
Conteúdo:
-Números reais – (Habilidade
15)
-Estrutura do sistema de numeração decimal;
- Representação fracionária e
números mistos ;
- Decomposição de frações ;
- Operações entre frações: adição, subtração e multiplicação e
- Resolução de problemas.
Objetivos Gerais:
- Introduzir informações que
auxiliem a compreensão de conteúdos matemáticos, com vista a sua inserção em um
corpo maior de conhecimento;
-Possibilitar ao aluno o domínio
de conteúdos matemáticos, os quais lhe deem condições da utilização dessa
ciência no cotidiano e na realidade social;
-Desenvolver hábitos de leitura,
estudo e organização;
-Propiciar o desenvolvimento de
inúmeras habilidades, preparando-o como pessoa capaz de exercer conscientemente
sua cidadania e de progredir profissionalmente.
Objetivos específicos:
-Habilidade 15) Resolver
problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtraçãoe
multiplicação)
O aluno será capaz de:
- Saber efetuar contagem em bases
diferentes da decimal;
-Compreender o significado das operações
básicas com frações;
-Desenvolver a ideia de que medir
significa comparar grandezas;
-Saber obter frações equivalentes
a uma fração dada;
-Saber comparar frações com
denominadores diferentes;
-Calcular a fração de um número;
-Saber efetuar operações de
adição, subtração e multiplicação entre frações com denominadores diferentes.
Procedimentos
metodológicos:
-Atividades
de leitura;
- Resolução de problemas
utilizando operações e discussão das
estratégias de resolução; -Sessões de cálculo mental, através dos jogos;
-Leitura de texto orientador de aula sobre medidas e frações;
-Atividades e exercícios envolvendo equivalência de frações, comparações e operações;
-Texto orientador de aula sobre a relação entre frações e língua materna e
-Interpretação de frações através de jogos on-line.
Recursos Materiais e tecnológicos:
- Caderno do aluno, livro
didático, lousa;
- Jogos on-line;
- Leitura do texto, Aritmética da Emília.
Tempo: aproximadamente
6 aulas.
Avaliação:
A avaliação
do processo da atividade, a participação do aluno em todas as etapas da
atividade, sua busca em procurar alternativas para chegar a resolução de
problema.
Atividades
individuais e em grupo e avaliações diagnósticas contínuas.
Recuperação:
Depois de diagnosticados os “erros”, utilizar recursos e atividades diferenciadas para melhor entendimento dos diversos processos envolvidos para a resolução do problema.
Obs: A aula está
disponível na página seguinte.
GRUPO:
ELIANAMENDONÇA BUENO DE CAMARGO
PRISCILLA NUNES CAMARGO
RICARDO MARTINS CAU
REINALDO MARUM DE OLIVEIRA
ROSANE MARIA MAZZER
CARVALHO
AULA
OBSERVE O PROBLEMA
Três escoteiros participavam de uma competição de orientação
na mata. Ao alcançarem um determinado ponto do percurso, eles se depararam com
um carretel de corda e a seguinte orientação:
PARA PROSSEGUIR NO TRAJETO, VOCÊS NECESSITARÃO UTILIZAR
CORDA.
DIVIDAM A CORDA IGUALMENTE ENTRE VOCÊS!
O primeiro escoteiro a chegar pegou 1/3 da corda e continuou
o seu caminho. O segundo escoteiro achando que era o primeiro a chegar a esse
ponto, também pegou 1/3 da corda que ficou no carretel e seguiu seu rumo. O
terceiro escoteiro, mais cansado que os demais, percebendo que era o último,
pegou os 40m restantes e foi embora.
a)
Que fração inicial da corda o segundo escoteiro
pegou?
b)
Quantos metros de corda havia no carretel?
LEITURA DO TEXTO
A ARITMÉTICA DA EMÍLIA
José Bento Monteiro Lobato nasceu em
Taubaté, SP.em, 18/04/1882.
Narizinho, Pedrinho, dona Benta, tia
Anastácia, Visconde de Sabugosa e Jeca Tatu são uns dos personagens criados por
Monteiro Lobato
ARITMÉTICA
DA EMÍLIA é o título de uns dos livros de Monteiro Lobato.
Se você ainda não conhece as histórias maravilhosas
de Lobato, leia este trecho, em
que Visconde ensina FRAÇÃO a Pedrinho.
AS FRAÇÕES
(...)
__ Ótimo !
exclamou de repente o Visconde. __ Esta melancia veio mesmo de propósito para
ilustrar o que eu ia dizer. Ela era um inteiro.
Tia Anastácia picou-a em pedaços, ou frações.
As frações formam a parte da aritmética de que eu vou tratar agora.
__ Se pedaço de melancia é
fração, vivam as frações! Gritou Pedrinho.
__ Pois fique sabendo que é,
disse o Visconde. __ Uma melancia inteira é uma unidade. Um pedaço de melancia
é uma fração dessa unidade. Se a unidade, ou a melancia, for partida em dois
pedaços, esses dois pedaços formam duas frações __ dois meios. Se for partida
em três pedaços, cada pedaço é uma fração igual a um terço. Se for partida em
quatro pedaços, cada pedaço é uma fração igual a um quarto. Se for partida em 5
pedaços, cada pedaço é uma fração igual a um quinto. E assim por diante.
(...)
__ Está compreendido. Passe a
diante__ disse o menino, ansioso para chegar ao fim da lição e avançar na
melancia.
__ Temos que aprender __
Continuou o Visconde_ o que é o número inteiro e o que é o número misto. Número
inteiro é a melancia ou as melancias que não foram partidas. Número misto é a
melancia inteira com mais alguns pedaços ao lado. Exemplo 1 ½ uma melancia mais a metade de outra..(...)
1- Quais frações
aparecem no texto? (escreva usando algarismos)
2- Explique o que você entendeu por INTEIRO.
3- O que é número
misto? Dê um exemplo.
4- Se tia Anastácia tivesse partido a melancia em 12
partes, que fração corresponderia cada parte?
5- Você conhece outras histórias de Monteiro Lobato?
Qual?
Explicar que em alguns casos a escolha de
trabalhar com fração é mais precisa, 1/3 uma parte de três, em vez do número
decimal 0,333... um número não exato.
ATIVIDADE
Decompor números fracionários para
melhor entendimento das frações:
Agora
vamos brincar com jogos de frações (on-line).
Organizar dados e estratégias para a resolução
do problema.
Resolver o problema.
Escrever a resposta coerentemente.

Usarei esse plano de aula como base para que eu possa trabalhar, com meus alunos.Exemplo? A história da melancia que tia Anastacia cortou em fatias( frações), que o Visconde contou. E também,o problemas dos escoteiros.AMEI
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